1. Estruturas Moleculares
Objectivo:
Visualizar a organização dos átomos ou íons em moléculas ou cristais.
Material: |
Bolas de isopor;
|
![]() |
Papel machê; |
Arame; | |
Borracha de soro; | |
Palitos ou canudos de refrigerante; |
Procedimento:
Montar estruturas moleculares com o material sugerido.
Discussão:
Assim como as 23 letras do alfabeto latino formam milhares de palavras, algo
semelhante ocorre com os átomos, que podem formar milhões de substâncias.
Isto nos faz entender porque na tabela periódica temos mais de uma centena de
elementos químicos e no quotidiano deparamo-nos com uma diversidade enorme de
substâncias. Daí a importância das ligações químicas, um dos conceitos
mais importantes desta área.
2. Extintor de incêndio
Objectivo:
Demonstrar que o gás carbónico extingue a combustão.
Material/substâncias: | Erlenmeyer; |
![]() |
Rolha com tubo em L; |
Vela; | |
Ácido acético (5ml); | |
Solução saturada de bicarbonato de sódio (5ml) |
Procedimento: Adicionar
a solução de bicarbonato de sódio ao erlenmeyer e em seguida o ácido acético,
tampando imediatamente (com a rolha) e mantendo fechado o tubo em L. Após o
desprendimento do gás, apontar a saída do tubo em L para a base da chama de
uma vela. Observar.
Discussão:
O gás carbónico é liberado após a reacção do ácido com o bicarbonato,
inibindo a combustão.
HCO3- (aq) |
+
|
H+(aq) |
®
|
H2O (l) |
+
|
CO2(g) |
bicarbonato | ácido | água | gás carbônico |
3. Enchendo um Balão através
da Reacção de Vinagre com Bicarbonato de Sódio.
Objectivo:
Demonstrar a reacção de bicarbonato de sódio com vinagre produzindo o gás carbónico.
Material/substâncias: | Erlenmeyer; |
![]() |
Balão de festa; |
Vinagre (5ml); | |
Bicarbonato de sódio (1colher de sopa); |
Procedimento: Colocar
o bicarbonato de sódio ao erlenmeyer e em seguida, adicionar o vinagre.
Encaixar a boca do balão na boca do erlenmeyer e esperar a reacção acontecer.
Após o desprendimento do gás, pode-se notar que o balão enche rapidamente.
Discussão:
O gás carbónico é liberado após a reacção do ácido com o bicarbonato.
Assim o balão fica cheio com o gás carbónico.
HCO3- (aq) |
+
|
H+(aq) |
®
|
H2O (l) |
+
|
CO2(g) |
bicarbonato | ácido | água | gás carbônico |
4. Sopro Mágico
Objectivo:
Mostrar que o gás carbónico é liberado na respiração e que a reacção entre
a água e o gás carbónico produz um ácido.
Material/substâncias: | Canudos; Tubos de ensaio; Água; |
![]() |
Estante para tubos de ensaio; |
Solução bem diluída de hidróxido de sódio; | |
Fenolftaleína; Azul de bromotimol; |
Procedimento: Colocar
um pouco de água em um tubo de ensaio, adicionar uma gota de hidróxido de sódio
e duas gotas de fenolftaleína (ou azul de bromotimol). Em seguida, soprar com o
auxílio de um canudo e observar.
Discussão:
Na respiração, expira-se mais gás carbónico do que se aspira. Na experiência,
o gás carbónico liberado no sopro reage com a água, produzindo o ácido carbónico
que é identificado pelo indicador ácido – base (fenolftaleína, azul de
bromotimol).
CO2(g) |
+
|
H2O(l) |
®
|
H2CO3(aq) |
Gás carbônico | água | ácido carbônico |
5. Mágica do vinho
Objectivo:
Identificar ácidos e bases.
Material/substâncias: | Bastão de vidro; | Papel de filtro; | Béquer; | |
![]() |
Erlenmeyer; | Funil; | 2 taças; | Água; |
1 garrafa de vinho (vazia); | 1 bandeja; | Papel de filtro; | ||
Comprimida lacto-purga; | Ácido sulfúrico; | |||
Hidróxido de amônio; | Solução de hidróxido de sódio; |
Procedimento:
a) Preparar a fenolftaleína:
Com o auxílio do bastão de vidro, triture o comprimido lacto-purga no béquer.
Acrescente 20 ml de água e agite. Filtre o sistema, recolhendo a solução
resultante em um erlenmeyer.
b) Preparar o vinho mágico
(sangue do diabo): Adicione 10 gotas de
hidróxido de amónio em 1litro de água. Em seguida, acrescente 10ml da solução
do erlenmeyer (fenolftaleína) e observe (a solução se tornará cor de vinho).
Depois colocar o vinho mágico em uma garrafa.
c) Preparar a solução de hidróxido
de sódio: Colocar 20ml de água em um
béquer e adicionar três colheres de sopa de hidróxido de sódio. Mexer com um
bastão de vidro e colocar a substância em um vidro conta - gotas.
d) Mágica: Colocar
1gotas de ácido sulfúrico na 1ª taça e 2gotas da solução de hidróxido de
sódio na 2ª taça. Em seguida, adicionar um pouco do vinho mágico na 1ª taça
e observar. Depois, passar o conteúdo da 1ª taça para a 2ª taça e observar.
Discussão
Ácidos e bases podem ser identificados por diferentes procedimentos. A reacção
de um ácido com uma base forma água. Os indicadores ácidos - base permitem
perceber esta mudança.
Indicador
|
Ácido
|
Base
|
Fenolftaleína
|
Incolor
|
Rosa
|
Azul de bromotimol
|
Amarelo
|
Azul
|
Hibiscos (papoula)
|
Vermelho
|
Verde
|
Repolho Roxo
|
Vermelho
|
Azul
|
H+(aq) |
+
|
OH- (aq) |
®
|
H2O (l) |
ácido | base | água |
6. Indicadores naturais:
Objectivo: Produzir um indicador
ácido - base natural.
Indicador Repolho roxo /
Indicador Flores
Material/substâncias: | Béquer; | Peneira; | Tubos de ensaio; |
![]() |
Estante para tubo de ensaio; | Água; | |
Detergente; | Limão; | Vinagre; | |
Leite de magnésia; | Leite; | ||
Ájax; | Sabão em barra; | ||
Repolho roxo; | Papoula vermelha; | ||
Papoula amarela; | Cravo branco; | Cravo amarelo; |
Obs:
Pode-se utilizar qualquer produto de limpeza, sucos de frutas ou qualquer substância
que se deseje saber se é ácida, básica ou neutra e qualquer tipo de flores
para verificar se são indicadores, observando a coloração que apresentam em
ácidos ou bases.
Procedimento: Cortar
o
repolho roxo em tiras bem finas, colocar em um béquer contendo água e
levar
à fervura. Retirar o béquer do aquecimento, deixar esfriar. Com o
auxílio da
peneira coar o líquido, passando para outro béquer. Testar a acidez das
substâncias,
colocando um pouco do líquido em cada tubo de ensaio e 6 gotas das
sustâncias citadas acima. Repetir o procedimento para as diversas
flores.
Discussão: Os
indicadores são substâncias que quando entram em contacto com um ácido
apresentam uma determinada coloração e com uma base apresentam outra coloração.
Dessa forma, cada indicador apresenta uma mudança de cor característica. Além
dos indicadores padrões, existem diversos indicadores naturais. O líquido
extraído do repolho roxo é um indicador natural de ácidos e bases e deverá
apresentar as seguintes colorações:
Meio ácido
|
Meio neutro
|
Meio básico
|
|
Líquido do repolho
roxo
|
Vermelho
|
Não muda a coloração
|
Verde
|
Líquido da papoula
vermelha
|
vermelho
|
Não muda a coloração
|
Verde
|
Obs:
O indicador do repolho roxo fica azulado em bases fracas e fica azul
escuro com bicarbonato de sódio (NaHCO3).
Sugestão:
Fazer uma tabela, seguindo o exemplo da tabela acima para as diversas flores.
7. João Teimoso
Objectivo:
Mostrar que o volume ocupado pelo vapor é muito maior do que o ocupado por um líquido.
Material/substâncias: | Erlenmeyer; |
![]() |
Balão de festa; |
Lamparina; | |
Tripé; | |
Béquer; | |
Água; | |
Tela de amianto; | |
Pinça; |
Procedimento: Montar o sistema:
lamparina, tripé, tela de amianto. Colocar um pouco de água no erlenmeyer e
encaixar o balão de festa na boca do erlenmeyer. Em seguida, colocar em cima da
tela de amianto e acender a lamparina. Observar. O balão de festa vai começar
a inflar. Retirar o erlenmeyer da tela de amianto com a pinça, esperar esfriar
um pouco e colocar em seguida em um béquer com água fria para esfriar
completamente.
Discussão:
Aquecendo-se a água ela evapora. A pressão interna do recipiente fica maior
que a externa. Por isso, ao colocarmos o balão na boca do erlenmeyer ele começa
a encher. À medida que o recipiente esfria, ocorre a condensação do vapor,
diminuindo-se a pressão interna e fazendo o balão penetrar no recipiente.
8. Existência do Ar
Objectivo:
Evidenciar experimentalmente a existência do ar.
Material/substâncias: | Tubo L com rolha e funil (montados); |
![]() |
1 Erlenmeyer; |
1 Vela; | |
Fósforo; | |
Água; |
Procedimento:
Você deverá pegar o tubo em L com rolha e funil já montados e encaixar no
erlenmeyer. Depois deverá tapar a saída do tubo em L com o dedo e colocar água
no funil; em seguida, pegue a vela acesa e aproxime da saída do tubo em L.
Solte o dedo e observe o que acontecerá com a chama.
Discussão:
a experiência mostra o ar sendo deslocado por outro corpo: a água. Com o dedo
obstruindo a saída do ar, a água logo pára de entrar. Isto ocorre por que o
ar que está dentro do erlenmeyer não permite que a água ocupe o seu lugar.
Quando desobstruímos a passagem, o ar expulso pela entrada da água agita a
chama.
9. Cromatografia em papel
Objectivo:
Realizar a separação dos pigmentos que compõem uma determinada cor.
Material/ substâncias: | Copo; |
![]() |
Papel de filtro; |
Álcool; | |
Lápis hidrocor de diversas cores; |
Procedimento:
Cortar o papel de filtro em tiras. Com o lápis hidrocor, pintar um ponto em uma
das extremidades do papel e colocar o mesmo em um copo contendo um pouco de álcool
de modo que o ponto pintado com o hidrocor não entre em contacto com o álcool.
Observar durante alguns minutos.
Discussão:
Na cromatografia, os componentes de uma mistura são identificados pela cor.
Colocando uma tira de papel pintada num frasco contendo álcool, é possível
identificar os componentes da mistura. O álcool é absorvido gradativamente
pela tira e, devido às diferentes solubilidade e tamanhos das moléculas, seus
componentes "sobem" com diferentes velocidades, permitindo a
identificação das substâncias.
10. Implosão da Lata
Objectivo:
Demonstrar o efeito da diferença de pressão.
Material/substâncias: | Lata de refrigerante; |
![]() |
Béquer; |
Lamparina pinça p/ a lata; | |
Água; | |
Fósforo; | |
Álcool; |
Procedimento: Coloque
um pouco de água (menos de um dedo) na lata de refrigerante vazia. Segure a
lata (com a pinça) com seu fundo directamente na chama da lamparina e espere
aquecer a água até a sua vaporização. Em seguida verta a lata no béquer com
água fria e observe.
Discussão:
Antes do aquecimento as pressões interna e externa da lata são iguais. O
aquecimento provoca a evaporação da água. O vapor ocupa todo o volume da
lata. Quando a lata é resfriada o vapor se condensa.
11. Balança Analítica
Objectivo:
Mostrar a precisão nas medidas de massas.
Material: Balança
analítica; Fio de cabelo; Papel; Caneta;
Procedimento: Tarar
a balança e em seguida colocar um fio de cabelo para verificar o seu peso e
anotar, pesar um pedaço de papel e anotar, depois escrever o nome de três
pessoas neste mesmo papel e pesar novamente, anotar e comparar com o peso antes
das assinaturas.
12. Pressão Atmosférica
(enchendo um balão com o vácuo)
Objetivo:
Formalizar o conceito de pressão experimentalmente.
Material: | Dissecador; |
![]() |
Bomba de vácuo; |
Balão de festa; | |
Borracha de soro; |
Procedimento: Montar
o sistema: Bomba de vácuo ligada ao dissecador (com um balão de festas
previamente fechado e vazio dentro), em seguida ligar o sistema e observar o que
ocorre com o balão. Quando o mesmo estiver cheio, desligar e abrir a entrada de
ar observando novamente.
Discussão:
A pressão atmosférica é devida ao peso de grande massa de ar que atua sobre
todos os corpos na superfície terrestre. Como o ar do dissecador é retirado
pela bomba de vácuo, sua pressão diminui, tornando a pressão interna do balão
maior, inflando-o.
13. Queima do magnésio
Objectivo: Demonstrar
uma reacção química de oxidação.
Material/substâncias: | Pinça de madeira; |
![]() |
Lamparina; |
Fita de magnésio (pedaço pequeno); |
Procedimento: Pegar
um pedaço pequeno de fita de magnésio, encaixar na pinça e aquecer directamente
na chama da lamparina a extremidade da fita de magnésio. Observar a reacção:
Discussão:
Houve formação do óxido de magnésio (branco) com uma luz intensa (não olhar
directamente para a luz para evitar problemas na visão).
2Mg |
+
|
O2 |
®
|
2MgO (luz intensa) |
Magnésio | gás oxigénio | Óxido de magnésio |
14. Chuva de ouro
Objectivo: Demonstrar uma reacção
química com a formação de um precipitado.
Material/substâncias: | Tubos de ensaio; |
![]() |
Pinça de madeira; |
Lamparina; | |
Sol. diluída de nitrato de chumbo (cuidado veneno); | |
Solução diluída de iodeto de potássio; |
Procedimento:
Colocar em um tubo de ensaio 2ml da solução de nitrato de chumbo e 2ml da solução
de iodeto de potássio, em seguida aquecer o tubo de ensaio em uma lamparina com
o auxílio de uma pinça de madeira até que o mesmo se dissolva totalmente.
Esperar e observar a lenta cristalização que ficará semelhante a uma chuva de
ouro.
Discussão:
A reacção obtida é:
(PbNO3)2 |
+
|
2KI |
®
|
2KNO3 |
+
|
PbI2 |
nitrato de chumbo | iodeto de potássio | nitrato de potássio | iodeto de chumbo |
Como o iodeto de chumbo é
insolúvel em água ocorre a formação de um precipitado amarelo (iodeto de
chumbo). Após o aquecimento pode-se observar a lenta cristalização do iodeto
de chumbo produzindo um efeito semelhante a uma chuva de ouro.
15. Desidratação do sulfato
de cobre (CuSO4. 5H2O).
Objectivo: Demonstrar
um fenómeno químico reversível.
Material/substâncias: | Tubos de ensaio; |
![]() |
Pinça de madeira; |
Lamparina; | |
Água; | |
Sulfato de cobre penta hidratado (CuSO4. 5H2O); |
Procedimento:
Colocar um pouco de CuSO4. 5H2O em um tubo de ensaio,
aquecer o tubo de ensaio na lamparina com o auxílio de uma pinça de madeira e
observar o que ocorre. Em seguida deixe esfriar um poço o tubo de ensaio e
depois adicione gotas de água verificando o que ocorre.
Discussão: Com
o aquecimento o CuSO4. 5H2O fica desidratada, uma prova é
que parte da água que evapora se condensa nas paredes do tubo de ensaio e a
substância desidratada (anidra) se torna cinza, após adicionarmos gotas de água
a substância volta a ser hidratada e retorna a coloração azul.
16. Algodão doce
Objectivo: Demonstrar
a decomposição da água oxigenada.
Material/substâncias: | Béquer (500ml); |
![]() |
Proveta (50Ml); |
Espátula; | |
Peróxido de hidrogênio (H2O2); | |
Iodeto de potássio (KI); | |
Detergente; | |
Anilina; |
Procedimento: Adicionar
um pouco de cristais de iodeto de potássio na proveta, um pouco de detergente e
em seguida acrescentar água oxigenada. Observe.
Discussão: A
água oxigenada se decompõe em O2 e água segundo a reacção:
H2O2 |
+
|
H2O (l) |
®
|
½O2 |
17. Decomposição da água
oxigenada (usando batatinha)
Materiais e reagentes: | Caixa de fósforos; |
![]() |
1 tubo de ensaio; |
Água oxigenada; | |
Batatinha; |
Procedimento: Adicionar água
oxigenada no tubo de ensaio (aproximadamente um terço) e em seguida jogar uma
fatia de batatinha recém-cortada. Observando o aparecimento de uma efervescência
acenda um palito de fósforo e em seguida apague a chama, deixando-o em brasa e
coloque-o dentro do tubo.
Discussão:
Após jogar a batatinha na água oxigenada notamos uma efervescência que é
provocada pela liberação do gás oxigénio, proveniente da decomposição da
água oxigenada. O gás oxigénio favorece as combustões por esse motivo é que
aparece chama na brasa.
18. Queimando o Real
Objectivo:
Ilustrar a combustão do álcool numa solução aquosa.
Material/substâncias: | Mistura de 60% de água com 40% de álcool; |
![]() |
Fósforo; |
Pinça; | |
Cédula de um real. |
Procedimento:
Mergulhar o real na mistura de água com álcool, em seguida queimar com o fósforo.
Observar.
Discussão:
O dinheiro é mergulhado numa mistura de água + álcool. O álcool entra em
combustão enquanto a água humedece o papel e o protege contra a queima.
19. Fazendo Sabão
Objectivo: Mostrar
uma reacção orgânica de saponificação.
Material/substâncias: |
1 colher de sopa de
margarina; Lata;
|
![]() |
Lamparina; Bastão de vidro; |
Hidróxido de sódio a 25% (NaOH); |
Procedimento:
Colocar uma colher de sopa de margarina numa lata para aquecer até derreter,
adicionar hidróxido se sódio a 25% aos poucos, misturando sempre com um bastão
de vidro. Transferir o material para uma forma (molde) e deixar esfriar. Pronto!
Fizemos um sabão caseiro.
Discussão: Quimicamente,
o que ocorreu foi uma reacção do éster de ácido graxo contido na margarina
com o hidróxido de sódio. Esta reacção chama-se saponificação, é um tipo
de reacção orgânica (feita em grande escala nos laboratórios produtores de
sabões):
Éster |
+
|
Base |
®
|
Sal de Ácido Graxo (ou Sabão) |
+
|
Glicerol (ou Glicerina) |
20. Fogo na água
Objectivo: Ilustrar a reactividade
dos metais com a água.
Material/substâncias: | Béquer pinça; |
![]() |
Água; |
Sódio metálico; | |
Fenolftaleína; |
Procedimento:
Colocar um pouco de água no béquer e gotas de fenolftaleína e com o auxílio
da pinça, adicionar um pedaço pequeno de sódio. Observar.
Discussão:
Os metais são altamente reactivos e reagem com uma grande variedade de substâncias,
com não metais e inclusive com a água.
O sódio reage vigorosamente
com, a água:
2Na (s) |
+
|
2H2O |
®
|
H2 |
+
|
2Na+(aq) 2OH- (aq) |
O gás hidrogénio formado
nessa reacção é frequentemente inflamado pelo calor da reacção. (Por esta
razão, algumas vezes ocorre uma explosão quando um grande pedaço de sódio é
colocado na água). Os íons Na+ e OH- formados nesta reacção
permanecem em solução e por esta razão, a solução fica rósea, pois a
fenolftaleína (indicador de ácidos e bases) em presença de base adquirem a
coloração rósea.
21. Acendendo uma Lâmpada
Objectivo:
Mostrar que uma reacção química pode gerar corrente eléctrica.
Material/substâncias: | Lâmina de cobre, lâmina de zinco, solução de sulfato de cobre, solução de sulfato de zinco, tiras de papel de filtro, |
![]() |
vidro de relógio, pinça, lâmpada de pequeno potencial e fio de cobre (montado). |
Procedimento: Fazer um
sanduíche nesta ordem: Uma lâmina de cobre, papel de filtro humedecido com solução
de sulfato de zinco, solução humedecida com solução de sulfato de cobre,
placa de zinco. Ligar os terminais da lâmpada nas placas das extremidades. Veja
a figura ao lado:
Discussão: A
corrente eléctrica resulta do movimento de cargas positivas e negativas dos dois
pólos: negativo (alumínio) e positivo (cobre) onde ocorrem as semi-reacções
de oxidação e redução respectivamente.
Os sais presentes nos papéis
estão dissociados em íons que são responsáveis pelo transporte da corrente eléctrica.
22. Pilha da Mão
Objectivo: Demonstrar
uma reacção de oxi-redução através da pilha da mão.
Material/substâncias: | Placa de cobre (em forma de mão); |
![]() |
Placa de alumínio (em forma de mão); |
Voltímetro; | |
Fios; | |
Garras para fios; |
Procedimento: uma pessoa coloca
as mãos sobre as placa e observa o voltímetro.
Discussão: Esta
pilha consiste em duas "mãos" metálicas, uma de cobre e outra de
alumínio, (conectadas a um voltímetro).
Nos dois pólos: negativo (alumínio)
e positivo (cobre) ocorrem as semi-reações de oxidação e redução
respectivamente. Mas a pilha só entra em funcionamento quando o circuito é
fechado, e isto ocorre no momento em que sobre as "mãos" metálicas
uma pessoa coloca suas duas mãos.
23. Garrafa Azul
Objectivo: Ilustrar
a oxidação de um açúcar.
Material/substâncias: | Erlenmeyers de 250 mL; |
![]() |
Sol. de hidróxido de sódio 5%; |
Indicadores de pH; | |
30g de dextrose (glucose); | |
800mL de solução de hidróxido de potássio 0,7 M; |
Procedimento: a)Adicionar
100mL de solução de KOH no primeiro erlenmeyer, em seguida adicionar 50 ml de
KOH nos quatro erlenmeyers restantes e completar 100mL de volume com água. b)Adicionar
3 gotas de solução de NaOH a 5% nos 5 erlenmeyers depois colocar pequena
quantidade (cristais) de azul de metileno até a solução adquirir uma coloração
azul royal, não coloque muito azul de metileno pois coloração muito escura
dificulta a visualização das mudanças de cor. Em seguida adicionar 2g de
glicose em todos os recipientes. Observe que a coloração desaparece. Adicione
os indicadores apenas em 4 erlenmeyers e está tudo pronto.
Discussão: Quando
agitamos o sistema, ocorre a oxidação da dextrose e a substância que era
incolor antes da agitação passa a ser azul, pois, entrando em contacto com o ar
que está dentro do erlenmeyer ela se oxida, quando volta ao repouso, o ar sobe
e, consequentemente, a substância volta a ser a mesma do início e volta também
a coloração inicial.
OBS: Esta
reacção só poderá ser vista por aproximadamente duas horas, pois a sacarose
termina se oxidando totalmente.
24. Misturas Homogéneas e Heterogéneas
Objetivo:
Mostrar os tipos de misturas (homogêneas e heterogêneas) com substâncias
conhecidas no nosso cotidiano.
Material/substâncias: | Água; |
![]() |
Sal; |
Açúcar; | |
Areia; | |
Óleo; | |
Prego; |
Procedimento: Fazer
as seguintes misturas anotando o resultado.
Água + Sal = Mistura
_________________________________
Quantas Fases?
_____________________________________
Água + Óleo =
_______________________________________
Água + Areia + Prego=
_________________________________
Quantas Fases?
______________________________________
Discussão: Mistura
é uma porção de matéria que possui dois ou mais tipos de substâncias.
Misturas homogéneas são
aquelas que têm o mesmo aspecto em toda a sua extensão. Só têm uma fase.
Misturas heterogéneas
são aquelas que não apresentam o mesmo aspecto em toda a sua extensão. Têm
mais de uma fase.
25. Filtração Simples:
Objectivo:
Separar a parte sólida da parte líquida de uma mistura heterogénea.
Material/substâncias: | Funil; |
Papel de filtro; | |
Béquer; | |
Água + Areia; |
Procedimento: Despeja-se
a mistura (Água + Areia) sobre o papel de filtro previamente dobrado e
encaixado no funil de vidro e béquer.
Discussão: A
filtração consiste em separar a parte sólida da parte líquida de uma
mistura. O exemplo mais comum, utilizado no quotidiano é quando está se
preparando o tradicional cafezinho do coador de pano ou de filtro de papel.
Em laboratório, a filtração
é feita com papel de filtro, funil, bastão de vidro e béquer.
26. Decantação
Objetivo:
Separar os componentes de uma mistura heterogênea líquido – sólido usando a
decantação por ação da gravidade e por sifonação esperar uma mistura
heterogênea líquido - líquido usando o funil de decantação.
Material/substâncias: Mangueira pequena; Suporte com garra; Funil de decantação; Béquer; Água + Areia Água + Óleo;
Material/substâncias: Mangueira pequena; Suporte com garra; Funil de decantação; Béquer; Água + Areia Água + Óleo;
Discussão:
A decantação é o processo de separação que ocorre entre fases de densidades
diferentes.
Exemplos:
a) Em uma mistura de
água e areia, por ação da força da gravidade, a areia se deposita
no fundo do recipiente, separando-se da água. A água pode ser
removida inclinando-se cuidadosamente o recipiente que contém a
mistura.
|
![]() |
b) Pode-se também
retirar a água do recipiente por meio de um sifão. Esta etapa pose
ser chamada de sifonação.
Adicione a mistura (água
+ areia) em um béquer, espere que a areia se deposite no fundo do
recipiente. Encha uma mangueira pequena de água e segure as duas
extremidades com o cuidado para a água não escapar. Segure uma das
extremidades dentro do béquer que contem a mistura e a outra dentro
de um recipiente vazio, em seguida, solte as duas extremidades da
mangueira ao mesmo tempo e espere toda a água ser transferida para o
recipiente vazio, com o cuidado de não se misturar com areia.
|
![]() |
c) Para separar líquidos
imiscíveis, de densidades diferentes, como na mistura de água com óleo,
pode-se usar o chamado funil de decantação ou funil de bromo.
Adicione a mistura (Água
+ Óleo), ao funil de decantação. Tampe o funil e agite-o, coloque o
funil no suporte e deixe-o em repouso até a separação nítida das
duas fases. Abra a torneira e deixe escoar o líquido mais denso em um
béquer, feche a torneira e em seguida, passe o líquido menos denso
para outro béquer pela boca do funil.
|
![]() |
27. Destilação Simples
(utilizando material de sucata)
Objetivo: Separar
componentes de misturas homogêneas de sólidos dissolvidos em líquidos ou de líquidos
em líquidos.
Material/substâncias: | Base de madeira; Garrafa pet; |
![]() |
Mangueira; Lâmpada; |
Lamparina; Rolha furada; | |
Cola durepox; Cola de cano; | |
Arame; Caldo de cana; |
Procedimento:
Montar o destilador como mostra a figura acima. Adicionar um pouco de caldo de
cana no recipiente azul (lâmpada), acender a lamparina e esperar a
vaporização. Obs: Quando o vapor começar a ser produzido, irá percorrer pela
mangueira que passa por dentro da garrafa (cheia de água fria) e logo, irá se
condensar e obteremos a cachaça pingando no recipiente da saída da mangueira.
Discussão:
A destilação consiste na separação de uma mistura de sólidos dissolvidos em
líquidos ou líquidos em líquidos.
Entre outras aplicações, a
destilação é industrialmente usada na separação de diversos subprodutos do
petróleo (gasolina, querosene etc.) e na fabricação de bebidas alcoólicas
(cachaça, conhaque, uísque etc.).
28. Teste do Combustível
Objetivo: Verificar
a qualidade da gasolina.
Material/substâncias: | Água; |
![]() |
Gasolina; |
Proveta; |
Procedimento: Encher
a proveta até 50 ml (50%) com gasolina. Em seguida completar os 100 ml
com água e agitar.
Discussão: A
água separa o álcool adicionado à gasolina que, legalmente pode chegar aos
24%. Logo, a gasolina deve ficar em cima do limite de 60 ml ou no mínimo, 40ml.
http://fisicoquimicacvg.tripod.com/experiencias_para_fazer_em_casa.htm
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